Como escolher o vinho ideal?

Como escolher o vinho ideal?

Se você está começando a apreciar vinhos, e a culinária enogastronômica, e não sabe qual o ideal, esse é o post perfeito para descobrir um pouco mais desse mundo.

A dúvida ainda surge diante das deliciosas e variadas opções expostas ao mercado dessa bebida que conquista cada vez mais o coração de quem saboreia, e ainda não tem o paladar habituado com determinados tipos de vinho que pretendem apreciar.

Vale ressaltar ainda, que fatores como ocasião, pratos a serem harmonizados, e o paladar das pessoas que acompanharão são importantes na hora da escolha.

Confira a seguir:

1. Origem do vinho

A localização geográfica, assim como o clima na produção das uvas, entre outros fatores, são responsáveis pelas alterações de sabor, e importantes para o resultado final do vinho.

A França, por exemplo, é um dos maiores produtores de vinhos, tanto pela sua plantação, quanto pelo amadurecimento, sendo favoráveis pelo clima em que se encontram.

Já a Itália, também na lista de grandes produtores, é conhecida por sua produção em excelentes vinhos brancos, como o Suavignon Blanc.

Além disso, Argentina, França e o Brasil, por exemplo, são alguns dos principais países produtores das uvas Cabernet Sauvignon.

Elas são uma excelente escolha quando compõem vinhos para acompanhar pratos mais encorpados.

 

2. Tipos de uva

Os tipos de uva são um dos pontos principais na produção de um vinho.

Alguns exemplos são a cabernet sauvignon, que adiciona diversos aspectos ao vinho, são secos e podem ser tintos ou brancos. Também estão inclusas as uvas Tannat, que resultam em vinhos mais frescos e finos, com aromas de frutas vermelhas.

Ademais, a Riesling itálica é responsável por vinhos brancos e espumantes. É característica a sua acidez e seu sabor cítrico e frutado.

3. Pratos ideais para acompanhamento

Em geral, os vinhos tintos são ideais para acompanhar massas e risotos; já os vinhos brancos são uma boa combinação para frutos do mar e saladas; e para mesclar com o vinho rosé, massas como espaguete e pizza caem bem.

Porém, os pratos de harmonização não são uma regra, e costumam variar para cada marca/bebida escolhida.

Por isso, a soma desses fatores reúnem um norte para o momento da escolha, independente do ambiente, sejam restaurantes, supermercados, entre outros.

Curtiu? Compre já o seu vinho ideal! Entre no site da B&A Comercial e faça sua escolha dentre os melhores vinhos distribuídos em toda a Paraíba.

Ademais, para mais informações, entre em contato conosco:

Site: www.beacomercial.com
Fone: (83) 3208-6150