Segundo reza a lenda, o Licor de Café Tia Maria remonta de meados do século XVII, quando uma jovem aristocrata espanhola fugiu da guerra colonial, acabando na remota ilha da Jamaica. Viajando com ela, uma criada sua trouxe o tesouro da família, uma caixa com brincos de pérolas negras, além de um antigo manuscrito contendo uma misteriosa receita de licor. A receita foi nomeada em homenagem a criada que o trouxe, Tia Maria.
A receita ficou esquecida por anos, até ser redescoberta nos anos 1950 pelo Dr. Kenneth Leigh Evans, o qual começou a produzi-la e comercializá-la. A partir daí, o Licor Tia Maria se popularizou pelo mundo e hoje é um dos preferidos na criação de coqueteis, como o Espresso Martini.
Tia Maria é um licor escuro, com forte caráter de café e uma complexa estrutura aromática. Possui três ingredientes principais: café jamaicano, torrado na medida certa para dar seu intenso sabor característico, baunilha de Madagascar, a qual garante um final aromático, porém delicado, e finalmente o rum jamaicano, responsável pelo corpo e estrutura do licor.
*Graduação alcoólica: 20% ABV