A vinícola Alamos foi fundada em 1993 pela prestigiada família vitivinicultora Catena Zapata, com o objetivo de criar vinhos únicos e marcantes. Com sede no distrito de Vistaflores, na província de Mendoza, seus vinhedos estão localizados nas regiões mais altas do Vale do Uco, aos pés dos Andes.
Os vinhos Alamos rapidamente se tornaram clássicos da Argentina, um dos mais emblemáticos vinhos do país. Muito recomendado pelos críticos mundiais, sendo referenciado pelo sua excelente relação de custo benefício. É um dos vinhos argentinos mais vendidos nos Estados Unidos.
Para a vinificação deste Chardonnay, são utilizadas leveduras selecionadas. As uvas são fermentadas a temperatura controlada, no máximo 20ºC, por 45 dias. Fermentação malolática parcialmente realizada (70%), para conferir um toque cremoso sem perder o frescor do vinho.
Ficha Técnica
País: Argentina
Região: Mendoza
Vinícola: Alamos – Catena Zapata
Volume: 375 ml
Tipo: Branco
Uva: Chardonnay
Teor Alcoólico: 13%
Amadurecimento: Envelhecimento com as borras por 6 meses em barrica de carvalho 100% francês.
Vinificação: Seleção de leveduras. As uvas são fermentadas a temperatura controlada, no máximo 20ºC, por 45 dias. Fermentação Malolática parcialmente realizada (70%), para conferir um toque cremoso sem perder o frescor do vinho
Cor: Apresenta coloração amarelada suave, com tons esverdeados.
Aroma: Seu aroma é de grande frescor, com notas intensas de frutas cítricas maduras e sutis sabores florais e baunilha.
Notas de Prova: O paladar é um vinho fresco, limpo e concentrado; seu sabor se refere a peras e maçãs, com notas vibrantes de toranja e pimenta da Jamaica. O final é refrescante e duradouro, com uma acidez viva, muito equilibrada.
Harmonização: Frutos do mar e camarões. Aves e carnes brancas delicadas com molho branco. Peixes. Um excelente aperitivo também.