O ano vitícola de 2015 caracterizou-se como um ano de boa quantidade e qualidade. Tudo indicava um ano difícil, devido um inverno seco e frio com primavera e verão chuvosos e de temperaturas amenas.
Oriundo de vinhas de várias cotas de altitude diferentes exposições assentes na complexidade de vários micro terroir, com predominância de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Francisca, a colheita revelou-se prometedora.
A fase de maturação ocorreu lentamente e permitiu um começo de vindima em meados de Setembro.
As uvas foram vindimadas, com uma seleção rigorosa na vinha e outra triagem na adega.
Fermentadas com recurso a desengaçe parcial (30%), por um período de 15 dias em temperatura controlada, permitindo a extração controlada de compostos de cor e aroma mais frescos, completou a fermentação maloláctia realizada em Novembro em inox. Estagiou cerca de 6 meses em barricas de carvalho francês, maturação curta na barrica afim de proporcionar um vinho mais fresco e complexo.
NOTAS DE PROVA
É um vinho ruby violeta, de média concentração, fruta fresca vermelha em grande plano , complexidade e elegância oriundas do curto estagio em carvalho francês, se equilibram por forma a evidênciar um caracter Douro, mais apelativo, descomplicado e informal. Elaborado para ser consumido jovem mas com potencial de envelhecimento. Boca com textura sedosa, vinoso, taninos polidos, marcam um carater limpo e franco.
NOTAS TÉCNICAS
Produtor: Quinta Maria Izabel
Região: Douro
Tipo de solo: Xisto
Vinhas: Vários terroir
Idade das cepas: 15 -20 anos
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Francisca
Densidade por há: 2500 plantas
Condução das vinhas: Cordão unilateral ascendente
Altura do mar: 300-600 m
Período de vindima: Meados de Setembro
Forma de vindima: Manual
Fermentação: Cubas aço inox e estágio em barricas carvalho francês durante 6 meses.